UM ANO DE ACTIVIDADE
Ao fim de quase um ano de reactivação da nossa Associação é tempo de dar conta do que fizemos durante o ano lectivo de 2009/2010.
Esta APEE tomou posse em Dezembro de 2009 e, extremamente preocupada com a Segurança e Bem Estar Físico e Emocional das crianças, teve de imediato as seguintes intervenções:
1) Solicitou ao Serviço de Protecção Civil do Montijo uma visita às instalações do referido estabelecimento de ensino. Esta visita decorreu no dia 04 de Fevereiro de 2010.
Foram assinalados alguns pontos críticos, sendo os de maior relevância os seguintes:
- Candeeiro de iluminação sem tampa, constatando-se um buraco com fios eléctricos à vista, existindo um risco elevado de electrocussão – ao fim de uma semana e após grande insistência, o referido poste foi devidamente tapado.
- Os bancos do parque de merendas encontravam-se danificados, alguns com pontas de aço salientes, algumas com uma dimensão suficiente para provocar ferimentos graves (ou mesmo a morte) a alguma criança que ali caísse – ao fim de alguma insistência, e após reunião nossa com vereador da Câmara, esta entidade mandou-os tapar com cimento.
Outros pontos foram identificados (podendo o relatório ser solicitado à APEE para consulta) alguns ainda sem resposta.
2) Questionámos a direcção do agrupamento sobre o Plano de Emergência e de Evacuação (obrigatório em locais com mais de 500 pessoas)
Foi-nos transmitido que estava em revisão e que o agrupamento aguardava
respostas por parte da DREL…até quando?
3) Perante diversas situações de violência física e psicológica que começaram a ocorrer no início do anterior ano lectivo, foi proposto pela APEE a criação de um grupo multidisciplinar para avaliar o ambiente escolar.
Foi efectuada uma única reunião com uma professora da escola. Nesta reunião, propusemos a realização de questionários a alunos, pais e encarregados de educação, professores e funcionários com o objectivo de avaliar a sua real percepção sobre segurança, indisciplina e violência. A APEE fez 4 modelos de questionários, sob a supervisão de um conceituado psicólogo, e entregou-os na direcção do agrupamento para futura avaliação e aplicação. Foi-nos comunicado que seria marcada uma reunião para discussão dos questionários.
…ainda hoje aguardamos uma resposta e uma data!
Como única resposta para fazer face aos problemas da violência tomámos a iniciativa de desafiar todas as APEEs do concelho do Montijo e, em conjunto, promovemos um Seminário sobre Violência/Bulling nas Nossas Escolas, que decorreu no dia 18 de Maio no Cinema-Teatro Joaquim de Almeida.
4) Em Abril de 2010, a APEE entregou na direcção do agrupamento um projecto de um Clube de Cidadania a implementar com todo o apoio da Associação de Pais. Com este projecto pretendia-se criar um espaço dentro do recinto escolar (por ex. num contentor alugado) onde seria possível desenvolver actividades que visassem a promoção de comportamentos saudáveis e de boas práticas. Seria, igualmente, uma possível resposta para ocupar os alunos que se encontram na escola fora do seu horário escolar, dando apoio às famílias.
Este projecto foi apresentado em Conselho Geral, foi aceite e considerado necessário mas…a data da sua implementação tem sido protelada ao longo de todo este tempo! Hoje ainda não temos informações concretas sob se ele está ou não contemplado no Plano de Actividades de 2010/2011 e quando será possível implementá-lo.
5) Por inúmeras vezes questionámos acerca do funcionamento do portão Norte…
…a resposta foi sempre a falta de funcionários por baixa médica, uma vez que esta escola tinha a dotação de funcionários exigida por lei.
Este ano fomos informados que não abria falta de funcionários (alguns foram destacados para a nova escola).
6) Muitas outras questões foram abordadas, tais como: a compra das senhas de almoço, a falta de professores de substituição, a vigilância escassa ou mesmo inexistente nalguns locais do recinto exterior que rodeia os blocos que compõem a escola. Todas as respostas aguardam desenvolvimentos.
7) Desde o início do presente ano lectivo que solicitamos uma reunião com a direcção do Agrupamento mas, até à presente data ainda não se encontra agendada, no entanto fomos informados que seria para breve.
Queremos salientar que a direcção do Agrupamento de Escolas do Montijo sempre esteve aberta ao diálogo connosco, dentro da sua disponibilidade, apesar de neste momento não estar a ser tão célere como seria necessário e desejável.
E é preciso passar das palavras aos actos. Até hoje, os projectos e iniciativas apresentados pela nossa Associação têm sido protelados no tempo. Desejamos e queremos acreditar que no decurso do presente ano lectivo estes “desencontros temporais” serão solucionados.
Agradecemos a todos os que nos têm apoiado e incentivado.
E apelamos à participação de todos os pais e encarregados de educação, quer de uma forma activa, quer através de um simples contacto, transmitindo-nos as vossas opiniões, problemas, dificuldades ou sugestões.
CONTACTOS: paisdapreparatoriamontijo@gmail.com ou
http://paisdapreparatoriamontijo.blogspot.com/
NOTA: Temos conhecimento que alguns pais manifestaram-se desagradados por não terem obtido resposta a e-mails enviados. Pedimos que verifiquem se o contacto está correcto, porque não recebemos nenhum email que tenha ficado sem resposta.
Sem comentários:
Enviar um comentário