terça-feira, 19 de janeiro de 2010

1ª Reunião com Direcção da Escola

A reunião de dia 12/01/2010, entre a Associação e o Professor Nuno Peres decorreu com uma visita às instalações escolares, a nosso pedido. Aqui ficam os apontamentos, em jeito de resumo (porque o tempo de nós todos é tão escasso!)


"A estrutura central da Sala Polivalente deverá ser removida, no Verão, dando assim mais espaço à sala e diminuindo riscos de acidentes" informou o responsável. Tentaremos abreviar esta medida ...

Foi-nos assegurado que o Bar já se encontra em funcionamento durante o seu horário.

O Refeitório possui 90 lugares sentados. O bebedouro aí existente encontra-se avariado mas os alunos podem retirar água das torneiras, na zona de higienização das mãos existente no refeitório...Fomos informados que a venda de águas nas máquinas não é possível porque os fornecedores não concordam em fornecer somente águas...Deixamos esta questão em aberto! Entretanto parece ser recomendável as crianças trazerem uma garrafinha de casa.

O GID - Gabinete de Intervenção Disciplinar destina-se a receber alunos com comportamento indisciplinar. O acompanhamento destes alunos é feito por um professor e ao fim de 3 idas a  este gabinete é feita uma repreensão ao aluno. Fomos informados que, no decorrer deste ano já foram aplicadas suspensões de 5 e de 10 dias a alguns alunos. Este gabinete está localizado na Sala Polivalente e é composto por 2 mesas e 8 cadeiras, além de um armário.

Questionámos sobre as acções aplicadas aos alunos que faltam às aulas e se encontram dentro do recinto escolar - Fomos informados que são encaminhados às salas respectivas e os pais são informados...

Um problema levantado pelo Director diz respeito às crianças que ficam na escola fora do seu período de aulas (por impossibilidade das famílias em os deixar noutro local). Estes alunos ficam sem ocupação durante um grande período, por vezes causando distúrbios nas aulas que decorrem. O Centro de Recursos (vulgo biblioteca, com capacidade para 20 alunos) pode ser uma solução, mas é insuficiente - Que solução?

Fomos informados que os professores cumprem já a totalidade dos seus horários com actividades e aulas. Mas ainda há turmas com falta de professores a alguma cadeira. Fomos informados que no dia seguinte à nossa reunião iriam apresentar-se mais 2 professores.

Os 29 funcionários existentes praticam um horário de rollman (algumas baixas médicas...) distribuídos por diversos sectores nas escolas. As suas funções vão desde a limpeza, ao atendimento de telefones, apoio aos professores em sala e distribuição de livros de ponto. Quanto à vigilância das crianças (ausência de vigilância, dizemos nós) - além da escola ter um problema estrutural com inúmeras "zonas escuras" e locais de circulação, os funcionários não conseguem fazer uma vigilância adequada.
Reafirmámos: E continuam a não estar presentes nos espaços exteriores nos intervalos das aulas.
A Associação está a trabalhar na procura de uma solução que passe pela dinamização dos recreios. Não é fácil. E não é prática nas escolas portuguesas.

Foi-nos transmitido que a vigilância dos balneários masculinos já é assegurada por um funcionário, que faz o seu horário predominantemente neste local.

Foi-nos transmitido que as obras do portão Norte atrasaram devido à queda de um muro no cemitério do Montijo (tendo sido necessário deslocar os funcionários da autarquia). Foi-nos assegurado que, neste momento já existe funcionário com perfil para esta função mas falta terminar a instalação eléctrica da portaria para que este possa abrir em determinados períodos - entrada da manhã, período de almoço e final da tarde. Aguardamos resposta...

A escola aguarda a implementação de um sistema de videovigilancia. Obra já aprovada, aguarda execução por parte de Ministério da Educação.

Foi-nos transmitido que a área exterior da escola não tem iluminação porque a rede de iluminação existente é velha e não funciona...é importante lembrar que a manutenção da componente estrutural deste estabelecimento de ensino se encontra sob a responsabilidade do Ministério de Educação e não da Autarquia.

O Parque de Merendas (zona com eucaliptos, mesas e bancos amarelos situada junto do portão norte) encontra-se muito degradado, constituindo uma zona de perigo grave em relação à segurança física. Foi colocada a hipótese, por parte da APEE, de desmontar as referidas estruturas. Não foi aceite. Aguardamos uma resposta a curto prazo, isto é, o desmantelamento rápido de todo o material degradado e perigoso. O que na nossa opinião deveria ter sido feito antes do início do ano lectivo.

Colocámos também a hipótese de limitar o acesso (vedar) à área por trás do pavilhão do Batucando, uma vez que, sendo uma área de difícil vigilância, ali ocorrem inúmeras situações de conflito de diversa natureza... Aguardamos resposta!

Observámos que a área em redor do Pavilhão, que dá acesso aos balneários, se encontrava transformada numa autêntica piscina com uma altura de água superior a 20 cm - foi-nos transmitido que o sistema de drenagem se encontrava entupido por areias - Aguardamos solução a breve prazo! No entanto existem outras zonas com problemas semelhantes.

A Sala de Informática encontra-se equipada com vários computadores, embora sem mesas adequadas, e é utilizada pelas diversas turmas, em especial com a aula de estudo acompanhado... no entanto temos conhecimento de turmas que nunca a utilizaram. Parece ser necessário rentabilizar este espaço.

A Sala de Multidificiencia é frequentada por 3 alunos e encontra-se equipada com diversos recursos, grande parte deles reaproveitados. É um espaço bastante acolhedor. Pena é que os restantes alunos não possam usufruir de espaço semelhante!

Os animais existentes na escola (gatos), são utilizados em terapias, encontram-se fechados num recinto próprio e estão vacinados, segundo nos foi transmitido.

Constatámos que existem bocas de incêndio sem protecção adequada, no entanto a escola já requereu a sua manutenção por parte dos bombeiros estando a aguardar resposta

Os novos campos de jogos são da responsabilidade de uma empresa externa, bem como os custos associados à sua utilização e a sua exploração decorrerá no horário pós-escolar e aos fins de semana. A sua instalação naquele recinto foi protocolada com a Escola, com a anuência da Autarquia, e ficou acordada a utilização deste espaço pelos alunos, dentro em breve.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

A nossa principal preocupação continua a ser a segurança e integridade física e psicológica das crianças. Esta reunião prolongou-se por quase 3 horas, ficaram ainda espaços da escola por visitar, foram debatidas outras questões ocasionais, de menor importância, e ficou agendada nova reunião com o Director, Prof. Nuno Peres, para dia 19/01, para darmos seguimento à apresentação das nossas preocupações e obtermos por parte da direcção da escola o compromisso de algumas mudanças no sentido da maior segurança dos nossos filhos. 

1 comentário:

  1. boa tarde
    Com trabalho e persistência consegue-se qualquer coisa. É preciso que o CE da escola se aperceba que os pais estão atentos e se preocupam.
    Lamento no entanto que as aulas de substituição ainda não funcionem, ou funcionem a meio-gás, pois já estamos no 2º período. A iluminação do portão ao final do dia só funcionou a semana passada, esta semana já não rstá a funcionar. Será que vai ser semana sim, semana não????

    Era conveniente que, estando nova reunião agendada para 19/01? a informação no blog ser pelo menos um dia antes para que possamos acrescentar mais algumas notas.

    ResponderEliminar