quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Reunião com Director do Agrupamento de Montijo

Em 15 e 20 de Outubro reunimos com o Professor Nuno Peres, responsável do Agrupamento de Montijo e da Escola Preparatória D. Pedro Varela e colocámos, em síntese, estas questões:
1 - Para quando está prevista a abertura da segunda portaria da escola, que está em fase final de construção?
Foi-nos dito que essa obra foi feita pela Câmara a pedido da Escola e que esse portão só abrirá durante todo o horário do período lectivo na sequência do Plano Tecnológico que ainda está na sua 1ª fase de implantação, sem data prevista para arrancar. Mas, acrescentou o Professor Nuno, "logo que a obra esteja terminada, a escola irá abrir essa entrada no início do período da manhã, às 8h25, à hora de almoço para os alunos saírem e quando voltarem a entrar no início da tarde, e ao final do dia, às 18h30, tal como acontecia nos anos anteriores".
2 - Demos conta do incidente que registámos já neste blogue.
Foi dito pelo responsável que estão a averiguar a situação.
3 - Em relação ao problema da segurança dos alunos, principalmente durante os intervalos das aulas, falámos da insuficiência de auxiliares de educação e quisemos saber o que está a escola a fazer sobre isto.
O Professor Nuno Peres informou-nos que a escola tem 6 auxiliares de baixa médica prolongada neste momento e que reuniu com a Vereadora da Educação e foi assumido pela Câmara o compromisso de colocar mais 2 vigilantes, um auxiliar de educação (através de contrato efectivo) e um elemento do Programa Ocupacional de Emprego (que conhecemos por POCs e são temporários) ou seja, mais 4 pessoas, em princípio até ao final do mês de Outubro (aguardando a Câmara a tomada de posse marcada para 26 de Outubro para poder dar seguimento a este processo).
Foi também dito que, durante os intervalos, os auxiliares que estão actualmente na escola encontram-se nos 6 blocos que compõem a escola, à entrada de cada um dos blocos junto às casas de banho, de modo a evitar "brincadeiras e confusões" com os alunos. Como são insuficientes não restam pessoas que possam circular no exterior da escola.
Informou-nos ainda de que, para além dos funcionários da escola, já existem 2 vigilantes, que trabalham por turnos, um de cada vez, e têm como missão vigiar esta escola e a secundária Jorge Peixinho. (O que é facto é que até à data de hoje ainda não demos pela sua presença na escola. Fará todo o seu horário na Jorge Peixinho?  - perguntamos nós).
4 - Falámos do fecho do Bar da parte da tarde e da compra das senhas só uma vez por semana, o que obriga a longas filas dos alunos para as adquirirem.
A explicação do fecho do Bar à tarde foi esta: "Está de baixa uma funcionária do refeitório, servimos 400 a 450 refeições diáriamente e não era possível fechá-lo, por isso sacrificámos o Bar de tarde, como mal menor, mas a Papelaria vende águas, provisóriamente, durante as tardes".
Sobre a compra das senhas: "Os alunos só podem comprar as senhas uma vez por semana, mas não é obrigatório ser num dia específico. Pode ser em qualquer dia da semana, precisam é de comprar logo uma semana inteira".
5 - Quando chove onde ficam os alunos durante os intervalos? Que cuidados há, nessas alturas, para evitar o contágio, por exemplo em relação ao problema da gripe A?  
Foi-nos dito que existe o polivalente junto ao bar, as entradas dos blocos e as zonas debaixo dos telheiros. São as condições que a escola tem, onde há, neste momento, 980 alunos, distribuidos por 44 turmas. O ideal para as instalações que existem actualmente seria haver entre 600 a 650 alunos. Com a abertura da nova escola no Bairro do Areias, em 2010,  para o ano esta escola D. Pedro Varela terá cerca de 800 alunos, um número ainda acima das capacidades das instalações actuais.

Para concluir, dizemos nós, é urgente darmos corpo a uma Associação de Pais e começarmos a trabalhar todos na procura de melhores condições para os nossos filhos. Sempre com a atenção centrada nas questões da segurança que, em nosso entender, é um problema sério que não pode ser arrastado no tempo.
Fiquemos atentos.

3 comentários:

  1. Boa tarde . Sou uma das alunas de 5º ano da escola. Tenho duas questões acerca dos problemas de escola :
    1) Quando somos agredidos fisicamente e queremos fazer uma participação , onde nos deveremos dirigir ?
    2) Têm acontecidos imensos casos de agressão na minha turma , e sentimos medo . Há alguma intervenção que possamos usar para prevenir isto ?

    Porém , tenho alguma queixas . Muitos alunos desta escola , têm mais de 12 anos , e já não deveriam andar ali . Agora com a nova lei , enquanto chumbarem , poderão ficar lá até aos 18 cujo o que me contaram . Um dos meus colegas de turma , tem mais de 12 e já foi suspenso por uma semana , mas continua a entrar na escola , e os continuos deixam ele entrar . É possível ?
    Outra coisa muito , muito rápida . Existem alunas ( ou alunos ) da Jorge Peixinho que entram ali e os contínuos vêm e não reclamam . Poderão ser eles os que prejudicam os alunos mais novos e ninguém pensa nisso . Sou apenas uma aluna com dúvidas e reclamações . Gostaria que me exclarececem o que vos pedi (:

    ResponderEliminar
  2. Algumas respostas às tuas perguntas:
    Sempre que um aluno é agredido pode ir ter directamente com a sua directora de turma e dar-lhe conta do que aconteceu. É a directora de turma quem, em primeiro lugar, pode dar resposta a essas situações. Também pode, através dos pais ou encarregados de educação, apresentar uma queixa ao director do Agrupamento e pedir que seja averiguado o que aconteceu.
    Outra coisa importante é os alunos andarem acompanhados de colegas em quem confiam, em grupo é mais dificil aparecer um aluno estranho a agredir um do grupo, pois sabem que são facilmente denunciados.
    Se sentes que há muitas agressões na tua turma, devias pedir à directora de turma para encontrar uma forma de perceber o que se passa e dizer-lhe até que era importante falarem em conjunto na sala sobre isso. Ás vezes, são as incompreensões e o desconhecimento do que se passa com os colegas, que facilitam as atitudes de agressão uns com os outros.
    Sobre o que dizes de um aluno suspenso entrar na escola e alunos da Jorge Peixinho entrarem com o conhecimento dos contínuos vamos dar conhecimento disto ao Director da Escola e pedir-lhe que nos informe do que se passa afinal.
    As tuas dúvidas e reclamações são sempre bem vindas e esperamos que continues a contar com este espaço.
    Entretanto dá-nos notícia do que resultou da conversa com a directora de turma. Talvez consigas ser a primeira aluna a tomar a iniciativa de dar início a uma boa prática de resolução de conflitos na turma. Sabes, os bons exemplos dão sempre frutos. Esperamos as tuas notícias. Conta connosco.

    ResponderEliminar
  3. Eu sou uma aluna do 5ºano o meu pai conhce muitas pessoas dentro da escola eu tenho algumas reclamaçoes e perguntas a fazer:
    a)eu saio 3 dias as 18:30h. e a escola esta completamente as escuras, mas eu ja assisti no bbx alunos a irem levantar lampadas mas se nao a dinheiro para os candeeiros da rua mas oferecem aos alunos lampadas.
    b)na minha turma existe um aluno com 15 anos de idade ele ameaçanos, 70% da turma ja fez participaçao do cujo aluno e nao muda nada.
    c)permitido fumar na escola?
    d)os alunos de 14 15 16 17 18 anos deviam estar em tutmas especificas como a do sef.e nao deveria ser obrigatorio a autirizaçao dos e.d.e
    e)tambem acho que nao e permitido relacçoes secxuais dentro do departamento escolar.
    f)a escola nao tem enfermaria, e isos e uma das coisas que faz muita falta.





    eu ja tenho medo de ir para a escola.

    ResponderEliminar