Passaram 10 dias desde 19 de Fevereiro, (não, é Janeiro, foi um lapso nosso) data em que reunimos com a Direcção da Escola. Eis aqui a síntese da nossa actuação neste período:
PRIMEIRO
Reunimos com o vereador Nuno Canta que nos garantiu que a Câmara enviará muito em breve alguém à escola para betomar os tampos das mesas e bancos do "Parque das Merendas" (aquele lixo de cimento e tábuas que estavam nos eucaliptos e colocam em perigo os nossos filhos). Dois dias depois todo o lixo perigoso foi retirado e nesse mesmo dia foi agradável constactar que esse espaço se encheu de novo de alunos que escolhem agora os bancos e as mesas para se sentarem a conversar. Antes só os alunos que queriam andar à briga é que íam para aquele espaço. PRIMEIRA VITÓRIA da nossa Associação. Ainda da reunião com o Vereador: conseguimos a sua atenção para a necessidade de se colocar gravilha ou outro material nos terrenos entre os dois pré fabricados, para impedir as “piscinas” e os “lagos” mas foi-nos dito que a escola terá de enviar um fax a fazer esse pedido. Comunicámos isso à Direcção da Escola.
Sobre a iluminação, ou melhor a falta dela, disse-nos que julga que os candeeiros estão ligados ao quadro electrico da escola ( o professor Nuno disse no conselho geral que a EDP é que era responsável pela manutenção desses candeeiros). O vereador concordou connosco quando o informámos que iríamos escrever à EDP para sabermos o que se passa efectivamente. Já escrevemos, aguardamos resposta.
O vereador informou-nos que está previsto um novo abate de eucaliptos no início da Primavera deste ano. Serão abatidos os mais degradados (os que oferecem perigo de cair com vendaval).
Por fim disse-nos que o problema do escoamento das águas, quando chove, está ligado com o facto de terem colocado tubos de escoamentos de águas muito pequenos e apesar de a Câmara ter desentupido os locais onde a água entra, o sistema é muito pequeno e terá de ser substituido. Só com obras de fundo na escola e a Câmara ainda não recebeu aquela escola. Problema adiado... até quando? Ainda não sabemos!
SEGUNDO
Reunimos com o Coordenador de Área Educativa (CAE) do nosso concelho, o Professor José Carlos Sousa. A quem colocámos algumas questões: Como funcionam os clubes de escola e como organizarmos um? Estamos a preparar um projecto de um CLUBE DE CIDADANIA, proposto pela nossa Associação, que possa integrar todos os alunos que se queiram inscrever para o frequentarem fora do horário escolar e sempre que estão dentro do recinto da escola. (Esta necessidade do clube vai tornar-se premente muito em breve pois a Direcção da Escola prepara-se para impedir a permanência dos alunos no recinto escolar sempre que não têm aulas, e não estão no Centro de Recursos ou em período de hora de almoço, e poderão fazê-lo pois está previsto no Regulamento Interno da Escola)
Do Coordenador recebemos algumas informações sobre a forma de concretizar um projecto destes.
Colocámos ainda algumas preocupações grandes que temos como, por exemplo: podemos ajudar a resolver a vigilância dos recreios? como funcionam ou não as aulas de substituição? Quais são as funções didáctica e pedagógica dos professores, onde começa e acaba?
Disse-nos que iria estar com a Direcção da Escola no dia 8 de Fevereiro e iria abordar esses problemas da vigilância e das aulas de substituição.
O Professor José Sousa foi muito elucidativo em relação à questão das funções dos professores: além de função didáctica que consiste em ensinar e esta função é desempenhada na sala de aula, a função pedagógica começa na entrada do portão da escola, e esta também inclui em certa parte "vigilância" dos meninos, e só acaba quando o professor sai da escola.
Ficámos de reunir de novo em breve.
Entretanto fomos informados pela Direcção da Escola que 2 funcionários (que entraram há pouco no âmbito dos POCs) estão a vigiar os alunos nos espaços exteriores e estão a fazer um bom trabalho. A Associação já deu conta também de que andam menos alunos no exterior da escola durante o tempo de aulas. Esperamos que essa vigilância seja igualmente activa durante os intervalos das aulas. E ficaremos atentos a isso.
A Escola questionou também os responsáveis pelos vigilantes que estão destacados para vigiar a Preparatória e a Jorge Peixinho, sobre o horário que efectivamente estes cumprem na D. Pedro Varela, apercebeu-se que estes quase não param na nossa Escola e está a diligenciar para alterar esta situação.
TERCEIRO
Reunimos com o coordenador da Protecção Civil no concelho do Montijo. Perguntámos pelo Plano de Emergência da escola e falámos da necessidade de trabalhar no sentido de uma maior sensibilização de todos quanto às questões de segurança. Com o conhecimento da Direcção da Escola marcámos uma visita às instalações do recinto escolar com este Coordenador da Protecção Civil, para a próxima 3ª feira, (dia 2 de Fevereiro) às 16 horas. Vamos sinalizar tudo o que eventualmente ofereça qualquer tipo de risco para os nossos filhos.
Posteriormente a Escola informou-nos que aguarda o apoio efectivo do Ministério da Educação para a elaboração do Plano de Emergência desta escola, que obedece a requisitos mais complexos na medida em que a escola tem mais de 500 alunos. Vamos acompanhar isto de perto, a melhor protecção dos nossos filhos é a prevenção.
QUARTO
Estamos a preparar um Seminário para Março, (a data ainda não está assente definitivamente) a realizar numa tarde de um sábado, subordinado aos temas: 1.Bullying
2.Os perigos da Internet
Queremos juntar as Associações de Pais de todo o concelho do Montijo. Estamos a contactá-las, já há uma significativa adesão à ideia, vamos reunir na próxima semana e em breve daremos mais notícias sobre este encontro.
....................................................................................................................................................................
E é tudo por agora. Façam-nos chegar as vossas opiniões. Falem aqui ou enviem emails. E adiram à Associação. A nossa força ajuda os nossos filhos a crescer em maior segurança!